Pular para o conteúdo principal

Por que o “Dia do Consumidor” tem tudo a ver com Ciência de Dados?

A Ciência de Dados tem inúmeras aplicações que, quando bem utilizadas, podem ajudar a alavancar a competitividade das empresas, abrindo oportunidades junto a consumidores e mercados  

Para celebrar os Direitos dos Consumidores nos Estados Unidos, o ex-presidente John Kennedy estipulou, em 1962, a data 15 de março como Dia do Consumidor. Na América Latina, a data vem ganhando destaque desde 2014 e repetindo o efeito “Black Friday” na “Semana do Consumidor”, fazendo com que a experiência do cliente seja fortalecida por empresas que sabem ‘minerar’ seus dados e com isto, ganham poder de previsão do comportamento de seus consumidores.


Cientistas de dados não são bruxos ou magos, eles criaram mecanismos para analisar dados e prever comportamentos, hábitos e preferências.


As respostas para as questões relacionadas aos hábitos, comportamento e preferências de consumo não estão numa bola de cristal, mas sim na ciência de dados. A forma como as empresas captam, mineram e usam esses dados permite que elas tomem decisões melhores, determinando como, quando e de que forma o consumidor deve ser abordado.

As mudanças no consumo decorrentes da pandemia da Covid-19 intensificaram o mercado de consumo à distância e com isto, a necessidade de análises preditivas mais poderosas para dar suporte às tomadas de decisões com base na previsão de quem vai clicar, quem vai comprar, quem vai desistir e quem vai comprar novamente. Reclamações e interações com clientes são fontes poderosíssimas de conhecimento e muitas vezes mostram que nos riscos existem as oportunidades de relacionamento ou retenção.

A análise preditiva se aplica todas as demais áreas e setores, uma vez que por meio dela também é possível detectar e filtrar transações fraudulentas, ameaças e crimes cibernéticos.

Para dar o pontapé inicial e implantar este processo de grande desafio e valor organizacional não basta acessar um grande volume de dados, muitas vezes desconexos e de fontes diferentes. É preciso saber coletá-los e organizá-los de maneira inteligente para analisá-los, transformando informação em Valor. Além disto, é muito importante que as análises não sejam apenas focadas apenas em comportamentos passados e sim, que antecipem tendências de comportamento para o futuro e apresentem soluções para eventuais problemas. 

O plano de implantação deve ser compreendido e acordado entre os principais líderes da organização, para que o projeto de machine learning seja bem-sucedido. As necessidades de gerenciamento de mudanças e de cultura não podem ser subestimadas e o Valor a ser gerado precisa ser bem definido.

Não importa o segmento de atuação da empresa, a Ciência de Dados é fundamental para potencializar o desempenho de qualquer negócio. O Data Science pode contribuir com decisões para o Marketing, Vendas, RH ou qualquer outra área da companhia.

Além de prever mudanças futuras nos padrões de vendas, marketing e cadeia de suprimentos, a aplicação da análise preditiva vem crescendo consideravelmente em setores de alto risco, como seguros, energia, planos de saúde, financeiras e bancos. Todos querem operar eficazmente, eficientemente e com lucratividade, mas riscos e ameaças crescentes podem atrapalhar os objetivos operacionais. Com uma abordagem proativa e sistemática para fechar lacunas e classificar riscos, é possível operar com desempenho máximo, analisando possibilidades e probabilidades, oriundas de várias fontes de dados, que detectam padrões e associações sutis, a fim de construir poderosos modelos preditivos para identificar anomalias, detectar comportamentos suspeitos e impedir atividades inaceitáveis. Além disso, o retorno médio do investimento (ROI) para projetos de análise preditiva chega a percentuais altíssimos, apontados por um relatório da IDC diz que “um crescente corpo de pesquisas de mercado mostra que a análise preditiva pode afetar a lucratividade e a competitividade de uma organização”.

Uma relação na qual, não só as organizações se beneficiam diretamente, mas sim todos os clientes e consumidores por obter melhores respostas, redução no tempo de investigação de fraudes ou riscos e antecipação de problemas e tendências.

Fazer análises para prever problemas antes mesmo que eles ocorram otimiza o tempo de atividade e diminui o tempo de inatividade disruptivo, dispendioso e não programado. Outros processos como “Mineração de Dados”, “Machine Learning” e “Big Data” estão diretamente ligados a este universo, cujo objetivo é sempre transformar informações em decisões. 

A AIMART – QUANAM desenvolveu uma arquitetura para Detecção e Combate à Crimes e Fraudes (Q-DCF/ Q-DCC), que compreende todos estes processos e muito mais. Uma solução compacta, de fácil e rápida implantação, que tem por objetivo o combate a situações de fraude e lavagem de dinheiro, bem como outros delitos e violações a normas e procedimentos.

Quer saber mais? Acesse https://www.aimart.com.br/servi%C3%A7os/Prevencao-fraudes-consultoria-solucoes ou entre em contato conosco para mais detalhes: marketing.br@aimart.com.br

Maria Julia Britto
Marketing Aimart

#atendimentoaocliente #botsciênciadedados #consumerinsights #cxdesingdeexperiencia #diadoconsumidor #cienciadedados #análisepreditiva #machinelearning #digitaexperience #jornadadocliene #spss #ibmspss #prevencaoafraude #analisecognitiva #i2 #i2group #spssmodeler #q-credi #bigdata #mineracaodedados #q-dcf #q-dcc



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

i2: Atualização de Final de Ano (Tradução oficial Aimart) - 19/12/2024

Prezado Cliente, Espero que esta carta o encontre bem, junto aos seus, enquanto nos aproximamos da temporada festiva. Aqui no Reino Unido, as estações mudaram para o inverno, mas o clima frio e a geada não diminuíram nossos esforços em desenvolver nossas soluções e encantar nossos clientes. Parece que foi ontem que nos unimos à N Harris Computer Corporation (em janeiro de 2022), mas, na verdade, quase três anos já se passaram. Durante esse período, reconstruímos nossa empresa com mais força e foco, algo que foi simbolizado pelo lançamento da nossa marca atualizada, i2, em agosto deste ano. Acredito que você já esteja começando a perceber os benefícios de nossa nova gestão, a autonomia e o aumento de investimentos que ela trouxe para a i2. Durante esses três anos, mantivemos o crescimento de nosso negócio em dois dígitos ano após ano, não apenas investindo em nossos produtos, mas também contratando mais de 40 novos colaboradores apenas neste ano, em todos os departamentos ao redor do mu...

O que há de novo no i2 iBase v10? Mais Recente Lançamento de Produto i2 - i2Group - nov, 2024

Mais Recente Lançamento de Produto O que há de novo no i2 iBase v10 O iBase 10 representa um avanço significativo na análise de dados e na gestão de inteligência. Construído sobre a plataforma nativa de 64 bits, o iBase 10 oferece desempenho aprimorado, segurança melhorada e uma interface modernizada para atender às necessidades em constante evolução dos usuários. Esta versão mais recente otimiza os fluxos de trabalho com importações mais rápidas, exportações estruturadas sem necessidade do Excel e capacidades aprimoradas de relatórios, incluindo geração de PDFs sofisticados e templates refinados do Word. As interfaces GIS aprimoradas agora dão suporte ao Esri ArcGIS Pro 3.2/3.3, enquanto atualizações de segurança, como suporte ao FIPS e TLS 1.3, garantem uma proteção robusta dos dados. Juntamente com o gerenciamento de licenças integrado e novos recursos intuitivos, o iBase 10 permite que os analistas trabalhem de forma mais inteligente e rápida do que nunca – e estamos apenas começan...

Eficácia na luta contra o tráfico de drogas - José C. Nordmann - dez, 2024

Tecnologia e profissionais especializados atacando o sustento do tráfico de drogas Uruguai: diferente, mas não imune ao contexto Hoje completa-se uma semana do segundo turno (ballotage) das eleições nacionais no Uruguai, e nos últimos sete dias eu li, vi e ouvi inúmeras reportagens e comentários de jornalistas estrangeiros, especialmente argentinos, surpresos, quase perplexos pelo fato de que o presidente eleito tenha pronunciado suas primeiras palavras poucos minutos depois de sua vitória nas eleições.   em tom de diálogo com a cidadania como um todo , e de respeito e conciliação com aqueles que não votaram nele. O discurso do candidato derrotado também teve aquele caráter republicano ao parabenizar o candidato vencedor e oferecer colaboração ao próximo governo para " pensar com luzes longas ".   No domingo, 24/11/2024, o povo uruguaio e seus principais líderes políticos deram um novo exemplo de nossa singularidade em um contexto regional e global de divisão, mentiras e a...